Um grupo de 50 crianças, dos 5 aos 9 anos, alunos da Escola Montessori do Porto, participou hoje na Visita-Oficina ‘Na pele do artista Amadeo de Souza-Cardoso’, no Museu Nacional Soares dos Reis.
A atividade começou com uma visita à obra de Amadeo de Souza-Cardoso que se encontra exposta no Museu, tendo sequência com uma oficina didática, na qual foi realizada uma composição artística com recurso a técnicas mistas, de pintura, desenho e colagens. As mesmas técnicas utilizadas por Amadeo de Souza-Cardoso nas suas obras.
Amadeo descobriu muito cedo que gostava de pintar. Em criança fazia desenhos e até pintou as portas de um armário de sua casa. Mais tarde, enquanto estudante, fez caricaturas de personagens e depois desenhos de animais a tinta-da-china que decorou com linhas.
Em Paris, inspirado pelos seus amigos artistas e pelos estudos que fez, Amadeo criou o seu próprio estilo, experimentando o que mais gostava do que tinha visto e estudado. Nas suas obras começam a aparecer fragmentos de muitas coisas: objetos, figuras geométricas e até palavras, em diferentes planos e com muitas cores. Que objetos e palavras são essas? Que cores e figuras ele utiliza? O que nos transmitem? O grande desafio desta atividade é questionar não só o que vemos na obra, mas também o que dizemos sobre ela e o que nos faz sentir.
Com o início de um novo ano letivo agendado para breve, o Museu Nacional Soares dos Reis pretende continuar a posicionar-se como parceiro estratégico da comunidade educativa, proporcionando oportunidades de envolvimento e reflexão sobre temas diversos relacionados, não só com o património, mas também com assuntos prementes da atualidade. O Programa para a Comunidade Educativa 2024/2025 já se encontra disponível e pode ser consultado aqui.