No âmbito do programa paralelo da Exposição Portreto de la Animo. Art Brut etc, patente no Museu Nacional Soares dos Reis, decorre no próximo dia 4 novembro, 17 horas, a Visita Comentada «Os limites da Arte Bruta», por Christian Berst (sessão conduzida em Francês).
A visita faz parte de um ciclo de iniciativas a decorrer com o apoio da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental.
Os limites da Arte Bruta
4 novembro, 17 horas
Por Christian Berst
Local: Museu Nacional Soares dos Reis
Entrada livre, sujeita à capacidade da sala e a inscrição prévia, através do email comunicacao@mnsr.dgpc.pt
Christian Berst, galerista, é também colecionador, curador e teórico. No início da década de 90, especializou-se no domínio da arte bruta contemporânea e abriu a sua primeira galeria chamada “Objet Trouvé” em Paris.
Enquanto especialista no domínio da arte bruta, Christian Berst trabalha com vários museus.
Assim, em 2012, a Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva (Lisboa) confiou-lhe “Arte Bruta – terra incógnita, Coleção Treger Saint-Silvestre”.
Com o sócio Daniel Klein, Christian Berst abriu um segundo espaço de 300 m2 em Nova Iorque, em 2014. As duas galerias adotam o novo nome “Christian Berst Art Brut (Klein & Berst)”.
Em 2017, é responsável por “Brut Now: art brut in technological era”, uma exposição de referência na história de arte, sendo que é a primeira a considerar e a apresentar a arte digital como um possível campo dentro da Arte Bruta.
A exposição “Portreto de la Animo” integra peças selecionadas da Coleção Treger Saint Silvestre, incluindo peças de cerca de 30 artistas representados pela Christian Berst Art Brut, que se relacionam com processos de autorrepresentação. O Museu Nacional Soares dos Reis proporciona, assim, o encontro destas obras de arte, inscritas em correntes que vão além das tradicionais, com outras do seu próprio acervo.
A exposição tem o apoio mecenático da Fundação Millenium bcp e da Lusitânia Seguros, bem como o apoio institucional do Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis.