O Museu Nacional Soares dos Reis propõe visitas com temas variados, para conhecer detalhes inesperados e surpreendentes sobre a sua história e coleções. No âmbito da programação do mês de fevereiro, decorre no próximo dia 16, pelas 15 horas, a Visita Orientada ‘Ao encontro do ensino artístico nas coleções do Museu’. Inscrições a decorrer.
Falar do ensino artístico no Porto implica fazer uma viagem no tempo que se inicia século XVIII com a criação da Aula de Debuxo e Desenho, em 1779, passando pela Aula de Desenho da Academia Real de Marinha e Comércio, em 1803, dirigida por Vieira Portuense até à criação da Academia Portuense de Belas-Artes em 1836, mais tarde Escola superior de Belas-Artes, em 1950.
Uma visita que pretende dar a conhecer alguns aspetos da história do Ensino Artístico a partir das coleções do Museu, identificando as várias gerações de artistas.
“Alguns anos depois da criação de Aula de Náutica, a Junta Administrativa da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro solicitou ao rei a criação de um outro estabelecimento de ensino — a Aula de Debuxo e Desenho — instituído pelo Decreto de 27 de Novembro de 1779.
Procurando complementar o trabalho da aula de Náutica, o ensino ministrado nesta Aula – iniciado em Fevereiro de 1780 – visava, especialmente, o curso de pilotagem. A aula era frequentada essencialmente por jovens nobres, mas também por comerciantes, fabricantes, artistas, oficiais, aprendizes e marinheiros que li encontravam a formação necessária para ‘desenharem as máquinas e instrumentos; para tirarem cartas geográficas e topográficas dos países, plantas de cidades, de embarcações, etc.’.
A Aula funcionou no Colégio dos Meninos Órfãos até 1802, ano em que foi transferida para o Hospício dos Religiosos de Santo António. O primeiro “lente da Aula” foi António Fernandes Jácome, sucedendo-lhe o pintor Vieira Portuense, nomeado em 20 de Dezembro de 1800, que, passados três anos, se converteu em diretor do estabelecimento.
A Aula de Debuxo e Desenho foi a primeira manifestação do ensino artístico na cidade do Porto, precursora de instituições como a Academia Portuense de Belas-Artes, a Escola Superior de Belas Artes do Porto e as atuais faculdades de Arquitetura e de Belas Artes da Universidade do Porto”.[1]
Imagem: Manuel da Silva Godinho (gravura); Teodoro de Sousa Maldonado (desenho), Porto, 1789
[1] Texto adaptado de SANTOS, Cândido dos – Universidade do Porto: raízes e memória da Instituição. Porto: UP, 1996.