Loading...
Exposição Portreto de la Animo - programa paralelo

A exposição “Portreto de la Animo” e as atividades paralelas são o foco do programa «Arte & Saúde» em 2023, prosseguindo com oferta cultural orientada à minimização do impacto da doença mental.

 

Portreto de la Animo pode ser visitada de terça a domingo, das 10h00 às 18h00.

 

Inscrições online AQUI 

Visita Comentada por Carlos Mota Cardoso
21 de dezembro, 13h30

Carlos Mota Cardoso é escritor, professor e psiquiatra português. Professor catedrático convidado na Escola Superior de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), docente e pesquisador na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e ex –diretor do Hospital Conde de Ferreira (HCF). Em 2017, foi nomeado académico correspondente estrangeiro pela Real Academia Nacional de Medicina de Espanha (RANF).

 

 

Visita Comentada pelos artistas Carla Gonçalves, Daniel Gonçalves e ZMB (Rui Lourenço)
com moderação de Inês Costa
22 de dezembro, 17h00

 

Carla Gonçalves é licenciada em Arqueologia, tendo trabalhado durante alguns anos como bancária. Após a aposentação, passou a dedicar-se à pintura em exclusivo. Nos últimos dez anos, além de pintar e desenhar, adapta também livros e álbuns antigos criando assemblagens (termo francês trazido à arte por Jean Dubuffet em 1953. É usado para definir colagens com objetos e materiais tridimensionais).

 

Daniel Gonçalves, desenhador e pintor autodidata, desde muito novo relaciona-se com o mundo através da expressão plástica, tendo participado na última década em múltiplas exposições coletivas realizadas no Porto. No percurso pleno de experimentações que fez, na procura de uma marca pessoal, independentemente da multiplicidade de estilos, sempre revelou uma atenção particular pelos jogos de formas e de cores.

 

ZMB (Rui Lourenço), artista autodidata, formou-se em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, na Universidade de Aveiro, reprimindo na altura o apelo que sempre sentiu pelas artes plásticas. Em 1995, ainda durante a frequência universitária, começou a desenhar. Com cultos e gostos profundamente desajustados da corrente de gosto dominante, passou a frequentar alguns ateliês de arte-terapia e a expor em locais alternativos da cidade do Porto, como o Espaço T, a Casa da Horta e A Cadeira de Van Gogh. Paralelamente à atividade da pintura, dedica-se à escrita e à composição musical, tudo envolvido num processo não-consciente de expressão surrealista.

 

Inês Costa atua na área de Humanidades, com especial ênfase na História da Arte. Frequentou o primeiro ano da Licenciatura em Teatro-Interpretação (2013-2014), na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE), que interrompeu para mudar de área. É licenciada em História da Arte (2015-2018) e Mestre em História da Arte, Património e Cultura Visual (2018-2020), pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

Realizou um período de intercâmbio ao abrigo do programa Erasmus+, na Università degli Studi di Verona (2017-2018, Itália), e um estágio de investigação no LAPA/UFJF (Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, 2023). Atualmente, frequenta o Doutoramento em Estudos do Património (2020-), na FLUP, é Investigadora Integrada do CITCEM, Bolseira da FCT (2021.07318.BD) e uma das fundadoras da rede informal e internacional de Jovens Profissionais do Património, os Heritageeks.