‘O Homem, os Animais e o Ambiente do trabalho, da companhia até à subsistência’ é o tema da próxima sessão do programa «Olhares Cruzados sobre as Coleções», promovido pelo Museu Nacional Soares dos Reis. A sessão está marcada para o próximo dia 18 julho, pelas 18 horas.
A relação entre o homem e os animais é antiga – da alimentação à domesticação – tendo assumido configurações variadas ao longo dos tempos. A forma como nos relacionamos com os animais está intrinsecamente relacionada com o estilo de vida e cultura em que estamos inseridos. A aproximação entre espécies tem estado na origem de problemas novos e que apelam a uma abordagem integrada da saúde.
Nesta conversa, com Ana Paula Machado e Paulo Martins da Costa (ICBAS), falaremos de algumas obras que espelham as várias relações entre homem, animal e ambiente, em busca de melhor perceber estas dinâmicas e de encontrar respostas adequadas quando necessário.
Paulo Martins da Costa, professor auxiliar (desde 2006) com agregação (2020) do ICBAS/UPorto é graduado em medicina veterinária (1994; Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa) e doutorado em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto, ensinando nas áreas da tecnologia alimentar e segurança alimentar.
Membro efetivo (desde 2007) do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto e responsável (desde 2009) pelo laboratório de Microbiologia e Tecnologia Alimentar do departamento de Produção Aquática do ICBAS/UPorto.
Com trabalhos de investigação em diferentes domínios, dedica-se em particular ao estudo da transferência de bactérias multirresistentes aos antibióticos entre diferentes biomas interligados (humanos, animais e ambiente), bem como à avaliação do potencial antibacteriano de compostos de síntese ou extraídos de fontes naturais (e.g. fungos marinhos e cianobactérias), tendo sido autor em 56 artigos científicos publicados em revistas nacionais. Com experiência em microbiologia alimentar e clínica, participou em diversos projetos de investigação.