A U. Porto e o MNSR de mãos dadas
Não há muita gente que o saiba, mas desde o princípio que estamos de mãos dadas.
Nas raízes da Universidade do Porto estão duas Aulas: a Aula de Náutica, criada por ordem de D. José I, em 1762, e a Aula de Debuxo e Desenho, criada por ordem de D. Maria II, em 1779. Esta última daria origem a outras escolas: à Academia Portuense de Belas Artes, em 1836; à Escola Portuense de Belas Artes, em 1881; à Escola Superior de Belas Artes, em 1950; e à atual Faculdade de Belas Artes da U.Porto, desde 1994.
O Museu Nacional Soares dos Reis, por sua vez, encontra as suas raízes no Museu Portuense de Pinturas e Estampas (também conhecido como Ateneu D. Pedro IV), criado por iniciativa do regente D. Pedro em 1833 para conservar as obras de arte que haviam sido sequestradas durante o Cerco do Porto. Foi nessa década de 1830 que demos as mãos.
Não há muita gente que o saiba, mas até partilhámos casa.
É verdade: estivemos ambos instalados no Convento de Santo António da Cidade – atual edifício da Biblioteca Municipal do Porto. Como conta a historiadora de arte Emília Ferreira, o pintor João Baptista Ribeiro concebeu para o Museu um projeto de pendor pedagógico, visando a ilustração do povo e o ensino dos artistas. As vantagens para as duas partes cedo se tornaram óbvias: por um lado, os estudantes da Academia encontravam, no convívio diário com as obras dos grandes Mestres que povoavam o Museu, instrumentos essenciais para a sua formação; por outro lado, os estudos que faziam valorizavam as obras do Museu. E verificou-se mesmo um efeito inesperado: o Museu suscitou de tal forma curiosidade no público coevo que aumentaram as inscrições na Aula do Desenho, ao ponto de terem de excluir candidatos, por falta de vagas.
Não há muita gente que saiba, mas temos agora um grande projeto juntos.
Se os últimos duzentos anos testemunharam a cumplicidade entre os projetos da Universidade e do Museu, a parceria que vamos proximamente firmar estreita ainda mais os nossos laços. Depois de, por três anos consecutivos, o MNSR ter acolhido a unidade curricular “O Museu como Lugar de Fruição”, em oferta aos estudantes de todos os cursos da U.Porto, a participação do MNSR no Consórcio Prescrição Cultural, formado por iniciativa da Universidade, vai possibilitar a concretização, em grande escala, de um projeto conjunto que liga Arte e Saúde.
Vamos mostrar como a Arte e a Cultura impactam a Saúde e o Bem-Estar – e queremos fazê-lo de mãos dadas, como desde o primeiro momento.
Fátima Vieira
Vice-Reitora para a Cultura e Museus da Universidade do Porto