De 20 a 30 agosto, o Museu Nacional Soares dos Reis acolhe a exposição ‘Entre a Luz e a Escuridão. A luta pela Liberdade’, com trabalhos fotográficos dos autores ucranianos Kostiantyn, Vlada Liberov e Yurko Dyachyshyn.
A mostra é resultado de uma parceria entre o Museu Nacional Soares dos Reis, o Consulado da Ucrânia no Porto e a Associação dos Ucranianos em Portugal – Núcleo da Área Metropolitana do Porto, na sequência da recente visita ao MNSR da cônsul da Ucrânia no Porto, Alina Ponomarenko.
A exposição fotográfica dos trabalhos Konstianyn, Vlada Liberovi e Yurko Dyachyshyn pretende mostrar o impacto da agressão militar russa na vida dos ucranianos e dos cidadãos da Europa de Leste.
As fotografias mostram a guerra da Rússia contra a Ucrânia, numa realidade sem adornos, enfeites ou encenações. Nenhum dos autores das obras expostas é fotógrafo de guerra, pelo que a exposição revela, igualmente, como a guerra mudou também a vida dos fotógrafos.
Retratados e autores das fotografias viram a escuridão mas viram também a verdadeira luz da coragem, do apoio mútuo e da resiliência. Ao observar os rostos das pessoas fotografadas é possível perceber o que significa viver no limite entre a luz e a escuridão.
SOBRE OS AUTORES
Kostiantyn e Vlada Liberov
Odesa, Ucrânia
Desde 2018, Kostiantyn e Vlada Liberov têm trabalhado no domínio da fotografia artística. Após a invasão Russa da Ucrânia em grande escala, passaram a fazer reportagens fotográficas: filmaram o rescaldo da guerra em Kharkiv, Sievierodonetsk, Lysychansk, Mykolaiv, Bucha, Irpin, Kherson e Bakhmut. Deslocaram-se várias vezes à linha da frente e fotografaram os soldados Ucranianos nas suas posições.
As fotografias foram publicadas em diversos meios, como The New York Times, Los Angeles Times, The Wall Street Journal, The Insider, The Independent. Uma das fotografias foi selecionada pela revista Time como uma das 100 melhores fotografias de 2022.
Em 2023, Kostiantyn Liberov recebeu a Ordem de Mérito «por significativos serviços no fortalecimento da soberania estatal ucraniana, coragem e dedicação demonstradas na defesa da soberania e integridade territorial da Ucrânia».
Yurko Dyachyshyn
Lviv, Ucrânia
Dedica-se à fotografia, à arte de rua e à instalação. Desde 2003, tem vindo a documentar a vida quotidiana das ruas de Lviv. Colabora ativamente com a Agence France-Presse / AFP.
As suas fotografias foram publicadas em inúmeras publicações internacionais, com destaque para o New York Times, CNN, The Guardian, The Telegraph, Der Spiegel, Die Weltwoche, La Repubblica, Metronews, De Standard, The Wall Street Journal, Washington Post, Feature Shoot.
Vencedor de concursos internacionais: Prémio Especial do Júri no «Humanity Photo Awards 2013» (Pequim, China), 1º lugar na categoria «Fotografia de Reportagem» no «ZESTAW 2011» (Świdnica, Polónia), Medalha de Ouro da FIAP, «31th Zagreb Salon» (Zagreb, Croácia), entre outros.