Horário
Dia 16 setembro, 19h00
Valor
Gratuito (sujeito à capacidade do espaço)
No âmbito da programação Encontros ao Sábado, o Museu Nacional Soares dos Reis propõe um concerto pelo Duo Spiritus Filum, no dia 16 setembro, pelas 19h00. O evento tem entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
Leonor Maia, a harpista, e Francisco Barbosa, o flautista, constituem o Duo Spiritus Filum. Os dois conheceram-se em Vienna, enquanto participavam em projetos musicais, e tocaram, desde então, em várias salas de concertos em Portugal, Áustria e Alemanha. Já este ano, participaram no Festival Internacional de Harpa, no Brasil.
O projeto Duo Spiritus Filum consiste numa viagem musical, feita a partir do Classicismo, maioritariamente com obras originalmente compostas para harpa e flauta, que demonstra a progressão e evolução da música nos diferentes períodos da história da música.
O segundo andamento do concerto para harpa e flauta e orquestra de Mozart é importantíssimo para destacar uma obra do período clássico, composta por um dos maiores compositores da História, que escolheu estes dois instrumentos como solistas e os apresentou juntos, dando início a uma longa tradição para esta formação em duo.
Esta viagem musical inclui vários compositores relevantes de diferentes períodos e estilos musicais, como Fauré e Massenet e acaba com Lex Van Delden, um compositor contemporâneo holandês, sobrevivente da 2ª Guerra Mundial, que compôs várias obras importantes para harpa e flauta e recebeu inúmeros prémios pelas suas composições; e Piazzolla, um compositor conhecido por todos e que traz um diferente estilo, ritmos de tango e influências jazzísticas a este programa.