No âmbito do programa paralelo da Exposição Portreto de la Animo. Art Brut etc, patente no Museu Nacional Soares dos Reis, decorre no próximo dia 17 outubro, pelas 18h30, a sessão ‘3 artistas | 3 performances em torno da Arte Bruta’, com a participação dos artistas Bruno Senune, Teresa Noronha Feio e Vera Mota. Entrada livre.
A iniciativa enquadra-se na programação do Family Film Project, a decorrer no Batalha Centro de Cinema, de 17 a 21 outubro.
Neste ciclo de performances associado ao festival, os artistas são desafiados a explorar performativamente a partir de materiais de arquivo, pessoais ou não, ou de problematizações da memória.
O objetivo principal é apresentar propostas performativas nas suas valências expandidas (interdisciplinares, deslocações espaciais, deslocações temáticas). Ao mesmo tempo em que se problematizam intimidades e familiaridades, projetam-se possibilidades criativas que atravessam disciplinas e fronteiras, reforçando, dentro do evento-festival, a linha fina entre o real e o performativo.
PROGRAMA DAS PERFORMANCES
NÁCAR, por BRUNO SENUNE – 18h30
Nácar é uma proposta performativa que reflete sobre esquecimento, ficção de memórias.
A TALE FOR THE ROOTLESS, por TERESA NORONHA FEIO – 18h45
A obra faz parte de uma investigação que permitiu à artista reconstruir e corporizar uma memória, a qual não quer que seja esquecida.
ROER, por VERA MOTA – 19h15
Roer propõe uma reflexão sobre o binário que distingue a matéria orgânica da inorgânica, sobre a distinção subjetiva entre corpos biológicos e geológicos.
O Family Film Project é um festival de cinema que decorre anualmente no Porto, desde 2012.
Além das sessões de cinema, o Family Film Project organiza vários tipos de eventos culturais paralelos: exposições e instalações, filmes-concerto, performances em locais diversos da cidade, masterclasses, conferências e lançamentos de livros.
Com diversas linhas de atuação, o festival coloca-se nas barreiras concetuais entre o cinema e as outras artes e áreas de pensamento.